1. Não ocupe o seu tempo com pensamentos negativos
Não estranhe que se sente sem energia se passar o dia “fixado” nos seus pensamentos negativos ou com as preocupações do futuro ou com as lamentações do seu passado. Se o fizer constantemente durante o dia, chegará ao fim deste com a sensação de ter estado num campo de batalha emocional.
Resista à emoção inicial dos pensamentos negativos. Lembre-se como eles são prejudiciais. A meditação pode ajudá-lo a acalmar a mente e a canalizar para a mente os pensamentos que realmente quer ter, eliminando os prejudiciais.
2. Evite situações em que não consegue ser resposta
Muitas vezes a nossa força e vontade emocional leva-nos a querer ajudar alguém em dificuldade. Mas quantas vezes o fez com pessoas em que sentiu que falou, falou, agiu e agiu e pareceu que nunca saiu do mesmo ponto? Em que tudo fez, mas a pessoa manteve-se no seu estado de espírito?
Se não for possível estar ao serviço desse alguém, pode focar em apenas ser uma fonte de amor e apoio para essa pessoas em seu período difícil, ou remetendo-a para outra pessoa que julgue ser capaz de ajudar. Assim não estará a “desperdiçar” a sua energia podendo utilizá-la em outros factos da sua vida, de forma mais eficaz.
3. Faça uma sesta diária
O menor tempo de produção do dia é logo depois do almoço, pois o processo de digestão nos faz começar a sentir um pouco sonolento. Nesse momento aproveite para dormir um pouco. Não se preocupe com o tempo. Quinze a vinte minutos chega, pois a sua mente “será enganada” e despertará, com novo vigor como se tivesse dormido horas.
4. Faça outra coisa para concluir o que estava a fazer
Quantas vezes estamos, quase obcecados a tentar cumprir uma mesma tarefa diariamente? E quantas vezes ficamos logo cansados ao perceber a “montanha” de coisas que se tem de fazer?
O que acontece é que a nossa mente fica “desanimada” por estar “presa” no mesmo “lugar”. Assim, fazer uma pausa e fazer algo completamente diferente, por momentos, pode ajudar.
Quando voltar à tarefa inicial perceberá que o tempo gasto fora dela lhe deu uma nova e maior perspetiva.
Nos escritores isto é muito comum com as chamadas “brancas” criativas. Uma pausa no escrito ou uma mudança de lugar faz-lhos retomar a ideia que estavam a desenvolver.
AH! Mais uma coisa. Faça uma tarefa de cada vez, concentrando-se apenas naquela que tem em mãos. Estar a fazer um trabalho e a pensar no que ainda tem que fazer, não ajuda e só o irá “cansar”
5. Evite os conflitos
Na nossa vida profissional e vida pessoal, invariavelmente entramos em contacto com as mesmas pessoas todos os dias, e ao longo do tempo, desenvolvemos um padrão de interação com elas que nós naturalmente entramos.
É claro que esses padrões também incluem a parte deles de tensão e conflito que surgem, muitas vezes, por hábitos instalados.
Este é um desafio para si e pode demorar a consegui-lo, mas os resultados serão visíveis no final do dia: Aprenda a responder e a reagir de outra maneira, mudando os seus hábitos e posturas! Assim poderá eliminar a “génese” de uma discussão ou de um conflito que nada de bom lhe trará.
E assim sendo, um bom dia para todos!