Os 6 Pilares da Programação Neurolinguística
A Programação Neurolinguística, também conhecida PNL, é uma poderosa ferramenta e pode contribuir muito com o crescimento pessoal e profissional de cada indivíduo e também de profissionais de diversas áreas de actuação, assim auxiliando à organizarem melhor seus pensamentos, transformando-os em acções positivas direccionas a conquista de seus objectivos.
Abaixo seguem os 6 Pilares da PNL para que você fique por dentro:
1 – Você (seu estado emocional ou nível de habilidade) – você é o único responsável pelo seu sucesso.
2 – Pressuposições (os princípios da PNL) – são as crenças e ideias consideradas certas, onde todas as acções serão executadas. As pressuposições são os princípios centrais da Programação Neuro-linguística, pois, orienta sua filosofia, suas crenças e valores. Nós pressupomos que sejam verdadeiras e agimos como se fosse a mais pura verdade.
3 – Rapport (harmonia, a qualidade do relacionamento) – a qualidade que resulta em confiança e responsabilidade. O Rapport (confiança) é dividido por fases ou degraus.
Durante qualquer relacionamento tanto profissional como pessoal vamos testando a força da outra pessoa e aos poucos, dando mais e mais para ver até onde se chega e o que acontece, mas é preciso cautela e paciência. Um exemplo:
– Se uma pessoa é forte e tem um patamar demasiadamente baixo, você poderá confiar com mais facilidade e poderá se decepcionar.
– Se o patamar for demasiadamente alto e você exige demais da outra pessoa, poderá se decepcionar, pois, ela requererá de mais tempo construir confiança.
Rapport é um investimento e Confiança é um risco.
4 – Resultado (saber o que quer) – resultado é aquilo que se quer e Tarefa é o que terá que ser feito para consegui-lo. Resultado é aquilo que você deseja e a melhor forma de se solucionar um problema é definir um resultado. Para a PNL, resultado é diferente de metas, objectivos e alvos, pois, eles são reais e pressupostos, com data, hora e momento certo para apresentação.
Os 3 elementos básicos do Resultado são:
– Conhecer sua situação actual (onde você está agora)
– Conhecer sua situação desejada (onde você quer estar)
– Planear sua estratégia (como chegar de um ponto até outro e fazer uma ponte para o futuro, utilizando os recursos que dispõe e criando novos recursos)
5 – Feedback (como saber o que está conseguindo, o que quer?) – uma vez sabendo o que deseja, sempre prestar atenção no que está conseguindo para que determine os próximos passos:
– Seu Feedback é preciso e exacto? Qual o seu foco hoje? Sua atenção está sendo bem direccionada? Você está atento? Você presta atenção nos seus próprios sentidos? (eles são a única maneira para que você obtenha um Feedback directo). Feedback na PNL significa mais do que “retorno”, mas também, estabelecer padrões de críticas e elogios, saber avaliar seus próprios resultados e manter um diálogo aberto e assertivo com você e os outros dentro de um meio.
6 – Flexibilidade (se o que estiver fazendo não estiver funcionando, faça algo diferente) – crie opções de:
– Estado emocional
– Estilo de comunicação
– Perspectivas
A Programação Neuro-linguística encoraja a escolha de um comportamento de Rapport (harmonia, confiança, responsabilidade) e consciência.
Para finalizarmos, vale lembra que um dos principais pilares da Programação Neuro linguística é o que apresenta as Pressuposições, pois, têm extrema importância, que definem um meio de trabalho único durante o desenvolvimento de todos os níveis da PNL. As Pressuposições, se bem aplicadas, modificam completamente a visão, a percepção e a forma de se comunicar do indivíduo.